sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O DESPERTAR


Você já assistiu o filme Desventuras em série? Sua história é baseada na série de livros Desventuras em Série, lançados no Brasil pela Companhia das Letras, que narra as aventuras (ou desventuras) dos irmãos Boudelaire, Violet, Klaus e Sunny, que se tornam órfãos após um terrível incêndio que matou seus pais e destruiu a mansão em que viviam, forçando-os a viver com seu tio, o maléfico Conde Olaf (Jim Carrey).


Como o próprio nome sugere, eles passam por maus bocados. No entanto, o que mais me intrigou, foi que a cada situação difícil, o irmão mais velho - assíduo leitor - buscava nos seus conhecimentos, adquiridos pela leitura, formas de solucionar os problemas. Era como se sua mente fosse uma enorme biblioteca, que de acordo com a demanda, acionava um dispositivo para buscar a resposta certa no livro certo. Incrível!


Sinto por ter descoberto o prazer da leitura tardiamente. Somente após meu ingresso à faculdade(aos vinte e cinco anos). Alguns mestres me apresentaram a literatura de uma maneira tão fascinante que não pude resistir. Na verdade esse deleite não é nada fácil de se explicar. Até então, só me lembrava de alguns livros da série vaga-lume, dentre eles "Joãozinho, o dono da porquinha preta"(este me fez viajar nas letras), mas logo que tive contato com grandes escritores, uma torrente de novas emoções tomaram conta de mim. Eles tornaram-se meus amigos e grandes conselheiros. Alguns morreram há séculos, mas são meus amigos e continuam vivos, imortalizados através de seu legado literário.


Ler é libertar-se. O próprio Mestre dos mestres é assertivo ao dizer que conhecendo a verdade, esta nos libertaria. Quem lê desenvolve o senso crítico e não é levado por vãs filosofias. Aprende a refletir. Quando não pensamos, outras pessoas pensam por nós e nos escravizam. Mas lembre-se: muitos "escravagistas modernos" podem não gostar nadinha disso. Entretanto, a luz do saber refletida através dos livros dá firmeza, constância e perseverança.


Como mencionei, comecei a provar deste deleite aos vinte e cinco anos. Não que me achasse senil, no entanto, imagino o tempo que perdi. Já poderia há tempos ter experimentado tantas outras iguarias literárias...Mas deixa isso pra lá. Hoje aproveito boa parte do meu tempo disponível para ler. Sento aos pés dos meus mestres e ouço-os através dos olhos.


Serei eternamente grato àqueles que me incentivaram direta ou indiretamente a esse caminho tão prazeroso. Agradeço aos mestres e mestras e tantos outros e outras aos quais minha gratidão alcançar.


"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."


4 comentários:

  1. é negão!... ler é bão sô!! rs

    e logo vou ler um livro seu!!

    gui

    ResponderExcluir
  2. Oi alceu eu sou Lucas eu conseguir montar um site para o jornal parecido com o seu dá uma olhada:
    wfolhadanoite.blogspot.com
    Eliane falou para me montar,mas eu não tinha conseguido agora eu consegui.
    Email> folhadnoite45@hotmail.com
    Sou seu aluno da 610 do Imaculada

    ResponderExcluir
  3. Alceu seu filho da mãe...

    Ass: Eder - Paraty

    saudades... seu...

    kkk, aparace !!

    ResponderExcluir
  4. Quando não pensamos num determinado assunto ou situação, esta estagna. Por isso, para crescermos e amadurecermos idéias e opiniões é preciso pensar, refletir!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir