segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ANGÚSTIA ETERNA


hoje não amanheci bem. sabe quando sentimos que não estamos nos melhores dias? Pois é...Horário de verão (detesto!), um tanto de serviço atrasado pra entregar, e o que é pior, uma angústia que beira a depressão.


Mas as coisas estão bem. Dei minhas aulas, aliás, vendi-as. Levei minha querida esposa à academia, mas o coração pesou ainda mais. Conversei com meu amigo Betão, e logo compreendi um pouco do que significava aquela agonia. Compartilhamos nossas santas heresias. Na verdade não chegamos a lugar algum, mas quem disse que precisamos chegar? Velhas dúvidas geram novas, e assim por diante.


O conteúdo do nosso papo me remeteu a Reforma Protestante do século XVI. Várias pessoas não estavam conformadas com o rumo que a Igreja estava tomando. Poder centralizado, venda de indulgências, opressão e culpa sobre o lombo dos fiéis, etc... O hecatombe culminou com Lutero e suas noventa e cinco teses. Oba, enfim estamos livres do domínio opressor!


Livres?, que nada. Infelizmente, olho à minha volta e vejo a mesma opressão com novas roupagens. Vejo um clero (nem todos) que continua condenando os fiéis ao fogo do inferno, ou amaldiçoando pessoas(aqueles que não se adequam ao sistema) em nome de Deus. Subjugar os mais simples com máscaras espirituais. Também vejo centenas de pessoas tentando se adequar ao que os "santos homens de Deus" determinam, (até não aguertarem mais) debaixo de uma autoridade sacerdotal. E eu pergunto: onde está o sacerdócio universal?


Jesus, precisamos de uma nova reforma! Mas não de fora para dentro, e sim de dentro pra fora. Aprender a caminhar com o Mestre sem o cabresto hipócrita da religião. Ele é maior do que isso.


Anseio amizade sincera do Senhor Jesus. Sem culpa. Sem julgamentos. Simplesmente o amor singelo daquele que nos dá (graça) a paz que excede todo o entendimento, sem pedir nada em troca, a não ser a disposição de o seguir-mos mesmo sabendo quem somos - humanos!

3 comentários:

  1. Gente, vc nao é só um teólogo, professor de religião... é um escritor!
    Um texto simples, bem escrito e com uma verdade que corroi o coração de muitos!
    Compartilho da sua dor! E me desanimo com nossas instituições!!!

    ResponderExcluir
  2. caríssimo, embora não compartilhe da sua dor , visto que NO MOMENTO não sofro com as incoerências das religiões, agnóstico que sou, bem, embora não compartilhe dela, sou solidário neste momento de intolerância - e lembro-lhe estes versos de Augusto dos Anjos:


    Versos Íntimos


    Vês! Ninguém assistiu ao formidável
    Enterro de tua última quimera.
    Somente a Ingratidão - esta pantera -
    Foi tua companheira inseparável!

    Acostuma-te à lama que te espera!
    O Homem, que, nesta terra miserável,
    Mora, entre feras, sente inevitável
    Necessidade de também ser fera.

    Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
    O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
    A mão que afaga é a mesma que apedreja.

    Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
    Apedreja essa mão vil que te afaga,
    Escarra nessa boca que te beija!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Seu texto chora o que muito vem chorando! Parabéns por chorar em público. A religião tem matado a beleza do perdão e do sacrifício de Cristo! Ele realmente vai além disso!

    Boa sorte!
    Um abraço!

    ResponderExcluir